A importância das vitaminas na alimentação dos maduros - Goldies
Conteúdos / Alimentação / A importância das vitaminas na alimentação dos maduros

A importância das vitaminas na alimentação dos maduros

Por Equipe Goldies • 9 de dezembro de 2021 • Alimentação

Um homem idoso serve salada de uma tigela enquanto está sentado à mesa de jantar com uma mulher idosa. Ambos estão sorrindo. A mesa está posta com comida, ilustrando o post "A importância das vitaminas na alimentação dos maduros"

As vitaminas são itens importantes no dia a dia de todos nós, visto que são elas as grandes responsáveis por contribuir para que os processos metabólicos ocorram da forma adequada, tornando-se uma das protagonistas pela boa saúde do ser humano.

Tendo isso em vista, é fundamental que os seniores também tomem uma boa quantidade de vitaminas diariamente, principalmente por nessa idade ser bastante comum ter uma alimentação não tão saudável.

Algumas condições de saúde podem, inclusive, prejudicar a absorção e ação das vitaminas, o que torna ainda mais importante contar com uma alimentação para idosos rica em diferentes nutrientes.

Manter os cuidados alimentícios, ter uma vida saudável, ativa e rica em vitaminas, faz toda a diferença para o dia a dia dos nossos seniores, que conseguem sentir em sua própria saúde a ação dessas substâncias, contribuindo, ainda, para a longevidade.

Quais vitaminas podem integrar a alimentação para os maduros?

Atualmente, existe uma infinidade de vitaminas que podem ser consumidas diariamente pelos nossos seniores, dependendo apenas da necessidade, do déficit, se houver, entre outras características.

Veja abaixo algumas das principais vitaminas e a sua importância para a saúde do seniores:

Teste grátis por 30 dias

Disponibilizamos 30 dias para você testar nosso aplicativo e conhecer todas as funções gratuitamente.

Vitaminas do complexo B

Existem diferentes vitaminas pertencentes ao complexo B, como por exemplo:

  • B1, converte o carboidrato em energia, além de contribuir bastante para a musculatura, atividade cerebral e evitar doenças psiquiátricas. Leite, milho e amendoim são alimentos com vitaminas B1;
  • B6, contribui na formação de anticorpos e da hemoglobina (a responsável por transportar oxigênio do sangue para todo o corpo). Essa vitamina é encontrada principalmente em frutas, mas também em carne e ovos;
  • B12, mantém o sistema nervoso saudável e também contribui para a absorção de alimentos, entre muitas outras funções. Essa vitamina é encontrada principalmente na carne.

Além dessas, existem as vitaminas B3 e B5, que são igualmente importantes para os seniores.

Vitamina C

Para manter o sistema imunológico em dia, a alimentação para os maduros deve ser rica em vitamina C, que também contribui para absorver o ferro e tem ação antioxidante. Em seniores, ela é capaz de prevenir até mesmo a catarata.

A vitamina C é encontrada principalmente em frutas cítricas, como laranja, acerola, mexerica, entre muitas outras. Normalmente um copo de suco de laranja é o suficiente para suprir a necessidade diária do corpo de um 60+.

Vitamina D

A vitamina D pode ser obtida principalmente pela exposição à luz solar, sendo necessário tomar entre 10 e 20 minutos de sol por dia.

Mas é fundamental que a exposição ocorra nas primeiras horas após o nascimento do sol, evitando queimaduras e outros problemas mais graves.

Vitamina E

As vitaminas do tipo E trazem muitos benefícios aos nossos seniores. Elas protegem as células contra os efeitos dos radicais livres, além de serem grandes aliadas da função imunológica.

É possível encontrar vitamina E em milho, tomate, abacate e cenoura, embora esses sejam apenas alguns dos alimentos ricos nesse nutriente.

Cálcio

O cálcio é a principal fonte mineral dos ossos e dentes e, por isso, ingerir a quantidade diária regularmente auxilia no fortalecimento dessas estruturas. Para os maduros isso é fundamental, visto que os ossos são bastante prejudicados com o avanço da idade.

Leite e seus derivados são alimentos ricos nesse nutriente, embora vegetais e proteína animal sejam outras maneiras de obter o cálcio.

Ferro

O ferro contribui para o transporte de oxigênio pelo sangue para todo o corpo. Seu consumo deve ser diário e é possível ser encontrado em legumes, vegetais verdes-escuros e também na carne vermelha.

Zinco

Manter o funcionamento correto do sistema imunológico e atuar na síntese de proteína são duas das muitas funções do zinco. É possível encontrar esse nutriente em carne vermelha, feijão, grão de bico e também em castanhas, sendo alguns dos alimentos mais comuns para o consumo do zinco, embora existam muitos outros.

Conta para a gente nos comentários, vocês sabiam de toda a utilidade das vitaminas? E seus seniores consomem todas diariamente?

Teste grátis por 30 dias

Disponibilizamos 30 dias para você conhecer todas as funções e testar o nosso aplicativo gratuitamente.

Teste grátis por 30 dias Cuide da saúde de quem você ama Baixe agora o app