Glaucoma, conheça essa doença silenciosa.
Por Equipe Goldies • 22 de junho de 2021 • Doenças

Índice
Introdução
Glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alterações do nervo óptico e da camada de fibras nervosas da retina, que pode estar associada ou não ao aumento da pressão intraocular. É uma doença silenciosa no início, que pode comprometer a visão periférica, evoluindo progressivamente para cegueira irreversível.
Por isso, é fundamental manter as consultas em dia para manter a saúde dos olhos em dia. No artigo de hoje vamos abordar o que é a doença, os principais fatores de risco e como é feito o diagnóstico.
Quer saber mais sobre cuidados com os seus pais e como monitorar a saúde dos seniores? Baixe o app da Goldies Saúde Integrada e tenha na palma da mão todo o histórico de saúde da sua família, além de receber dicas e lembretes que ajudem você a apoiar melhor a saúde de seus pais! Clique aqui e saiba mais!
Teste grátis por 30 dias
Disponibilizamos 30 dias para você testar nosso aplicativo e conhecer todas as funções gratuitamente.
Glaucoma: uma doença silenciosa
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo. Desse modo, o tipo mais comum da doença é o de ângulo aberto porém, ele também pode ser de ângulo estreito.
Ela é considerada uma doença silenciosa, sem sintomas, e o diagnóstico é feito através de exames específicos durante a consulta oftalmológica. Dessa maneira, na consulta, é realizada a medida da pressão intraocular, seguida de uma análise minuciosa da estrutura do nervo óptico e da função da camada de fibras nervosas da retina, quando então é possível identificar se o paciente possui a doença ou não.
Quais fatores de risco podem levar ao glaucoma?
Os principais fatores de risco para a doença são:
- Pressão intraocular elevada
- Ter mais de 45 anos
- Histórico familiar de glaucoma
- Diabetes
- Hipertensão arterial sistêmica
- Afrodescendente pode apresentar sintomas mais agressivos
- A população asiática apresenta mais glaucoma de ângulo estreito
- Apresentar alguma doença ocular prévia.
Além disso, vale ressaltar que o uso inadequado de corticoide também é um fator de risco para a doença.
Como é feito o tratamento?
O tratamento do glaucoma geralmente inicia-se com o uso de colírios para diminuir a pressão intraocular. Além do tratamento clínico, também é possível tratar o glaucoma com laser ou com cirurgia, dependendo do tipo de glaucoma ou do estágio que ele se apresenta.
Portanto, o velho ditado “antes prevenir do que remediar” também se aplica a doença, sendo a prevenção a melhor forma de garantir a saúde dos olhos.
Por fim, se você gostou deste conteúdo e quer continuar aprendendo sobre os cuidados com a saúde dos idosos, não deixe de acompanhar nosso artigo sobre as vacinas essenciais para a terceira idade!
Conclusão
Como vimos, o glaucoma é uma doença séria e silenciosa que pode levar à perda irreversível da visão. A conscientização sobre os fatores de risco e a importância de consultas oftalmológicas regulares são as melhores armas para combater essa condição. Não espere sentir os sintomas para agir! A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para preservar a sua saúde ocular e a de seus entes queridos.
E para te ajudar a cuidar da saúde dos seus pais e familiares idosos, o app da Goldies Saúde Integrada é um aliado indispensável! Com ele, você pode acompanhar o histórico de saúde, receber lembretes de medicamentos e muito mais. Clique aqui para saber mais sobre o app da Goldies e descubra como podemos facilitar o cuidado com quem você ama.
Não deixe de compartilhar este artigo com seus amigos e familiares para que mais pessoas se informem sobre o glaucoma e a importância da prevenção!
Conteúdos relacionados
Catarata: um guia rápido sobre a doença
Por Equipe Goldies • 22 de junho de 2021
Degeneração Macular Relacionada À Idade (DMRI)
Por Equipe Goldies • 22 de junho de 2021
Teste grátis por 30 dias
Disponibilizamos 30 dias para você conhecer todas as funções e testar o nosso aplicativo gratuitamente.