Entenda como os tipos de descansos influenciam no seu bem-estar.
Caros leitores, vocês já tentaram resolver uma falta de energia constante dormindo mais e, somente fazendo isto, se sentiram ainda mais exaustos? Se ocorre com vocês, aqui está o segredo: dormir e descansar não são a mesma coisa, embora muitos de nós confundamos os dois incorretamente.
Passamos a vida pensando que descansamos apenas porque dormimos o suficiente, mas, na realidade, estamos perdendo outros tipos de descanso de que precisamos e que também são muito importantes. O resultado é uma quantidade de indivíduos que podem até apresentar um alto desempenho em suas tarefas diárias, mas estão cronicamente cansados ou cronicamente esgotados.
Na verdade, estamos sofrendo de um déficit de descanso porque não entendemos o verdadeiro poder do descanso que serve para restaurar, em igual importância, sete áreas-chave de nossas vidas.
Os tipos de descanso para melhorar o bem-estar
Este artigo adaptado da apresentação da Dra. Saundra Dalton-Smith por ocasião da TED “Como ser um ser humano melhor”, em 06 de janeiro de 2021, nos Estados Unidos, vai ajudá-los a entender melhor os tipos de descanso que ajudam a melhorar o seu bem-estar. Vamos e eles:
Descanso físico
O primeiro tipo de descanso de que precisamos é o descanso físico, que pode ser passivo ou ativo. O descanso físico passivo inclui dormir e cochilar, enquanto o descanso físico ativo significa atividades restauradoras, como ioga, alongamento e massagem terapêutica que ajudam a melhorar a circulação e a flexibilidade do corpo.
Descanso Mental (essencial para quem busca bem-estar)
O segundo tipo de descanso é o descanso mental. Você conhece aquela pessoa que começa suas atividades diárias todos os dias com uma xícara enorme de café do lado?
Muitas vezes fica irritada e esquecida e tem dificuldade em se concentrar nestas atividades. Quando ela se deita à noite para dormir, frequentemente se esforça para desligar seu cérebro enquanto as conversas do dia preenchem seus pensamentos. E apesar de dormir de sete a oito horas, acorda sentindo como se nunca tivesse ido para a cama. Esta pessoa tem um déficit de repouso mental.
A boa notícia é que vocês não precisam tomar atitudes drásticas ou desistir de fazer as coisas para consertar isso. Programem pausas curtas para ocorrerem a cada duas horas durante o dia de atividades; essas pausas servem também para lembrá-los que relaxar é tão importante quanto ter um dia ativo.
Além disso, você também pode manter um bloco de notas ao lado da cama para anotar quaisquer pensamentos irritantes que os mantenham acordados. Isto fará com que “transfiram” os pensamentos para o bloco de notas e irá ajudá-los a dormir.
Descanso Sensorial
O terceiro tipo de descanso de que precisamos é o descanso sensorial. Ou seja, luzes brilhantes, telas de computador, ruído de fundo e várias conversas – sejam elas em um escritório, na sua casa ou em chamadas virtuais – podem fazer com que nossos sentidos fiquem sobrecarregados.
Isso pode ser combatido fazendo algo tão simples como fechar os olhos por um minuto no meio do dia, ou desligando intencionalmente os aparelhos eletrônicos no final de cada dia. Momentos intencionais de privação sensorial podem começar a desfazer o dano infligido pelo mundo super estimulante.
Descanso Criativo
O quarto tipo de descanso é o descanso criativo. Esse tipo de descanso é especialmente importante para quem precisa resolver problemas ou refletir sobre novas ideias. O descanso criativo desperta o espanto e a admiração dentro de cada um de nós. Vocês se lembram da primeira vez que viram uma grande obra da natureza, o oceano ou uma cachoeira maravilhosa?
Permitirem-se contemplar a beleza do ar livre – mesmo que seja em um parque local ou no seu quintal – proporciona um descanso criativo. Mas o descanso criativo não se trata apenas de apreciar a natureza; também inclui desfrutar das artes.
Transforme seu espaço de trabalho ou sua casa em um lugar de inspiração exibindo imagens de lugares que você adora e, se possível, obras de arte que falam com você. Você não pode passar muitas horas por semana olhando para um ambiente vazio ou confuso e esperar se sentir apaixonado por qualquer coisa, muito menos ter ideias inovadoras.
Agora vamos dar uma olhada em outro indivíduo – o amigo que todos acham que é a pessoa mais legal que já conheceram. É a pessoa de quem todos dependem, aquela para quem você ligaria se precisasse de um favor, porque mesmo se eles não quiserem fazer isso, você sabe que eles vão lhe dar um relutante “sim” em vez de um “não” verdadeiro. Mas quando essa pessoa está sozinha, ela se sente desvalorizada e é como se os outros estivessem se aproveitando dela.
Descanso Emocional
Essa pessoa requer descanso emocional, o que significa ter tempo e espaço para expressar livremente seus sentimentos e reduzir a tentação de apenas oferecer prazer para os outros. Por isso, o descanso emocional também requer coragem para ser autêntico. Uma pessoa emocionalmente descansada pode responder à pergunta “Como você está hoje?” com um verdadeiro “Eu não estou bem” – e depois passa a compartilhar algumas coisas difíceis que, de outra forma, não seriam ditas.
Descanso Social
Se vocês precisam de descanso emocional, provavelmente tem um déficit de descanso social também. Isso ocorre quando deixamos de diferenciar os relacionamentos que nos renovam daqueles que nos exaurem. Para experimentar mais descanso social, cerquem-se de pessoas positivas e solidárias. Mesmo que suas interações precisem ocorrer virtualmente, você pode optar por se envolver mais nelas ligando sua câmera e focando em quem está falando.
Descanso Espiritual
O último tipo de descanso é o descanso espiritual, que é a capacidade de se conectar além do físico e mental e sentir um profundo sentimento de pertencimento, amor, aceitação e propósito. Dessa maneira, para recebê-lo, envolvam-se em algo maior do que vocês e acrescentem oração, meditação ou envolvimento comunitário às suas rotinas diárias.
O bem-estar requer descansos
Como vocês podem ver, dormir por si só não pode nos restaurar ao ponto em que nos sentimos descansados.
Portanto, é hora de começarmos a nos concentrar em obter o tipo certo de descanso de que precisamos.
Importante mencionar que fadiga também pode estar associada a inúmeros problemas de saúde, portanto, consulte seu médico se os sintomas persistirem.
Vamos viver uma vida saudável e cheia de bem-estar!
Se você gostou desse conteúdo não deixe de conferir nosso artigo sobre o bem-estar na terceira idade.