A acupuntura é reconhecida pela OMS como um método de terapia complementar para diferentes doenças, como enxaqueca, alergias, dores crônicas, entre muitas outras. A sua realização pode ser muito benéfica para a saúde de todos nós.
Essa prática é realizada em diferentes países no mundo, tendo uma técnica simples de aplicação e efeitos percebidos ao longo do tempo. A acupuntura é um método da medicina chinesa e chegou ao ocidente como forma de combate aos incômodos e, como já dito anteriormente, a doenças variadas.
A técnica é baseada na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo, capaz de trazer efeitos analgésicos e até mesmo terapêuticos. Esses pontos possuem sensibilidade ao estímulo das agulhas, pois estão próximos aos nervos, vasos, tendões, articulações e outras regiões que podem ser afetadas com a presença de patologias.
Mas para os seniores essa prática também é recomendada?
A resposta é: SIM!
Quais os benefícios da acupuntura para os maduros?
A medicina chinesa trata seniores com o uso da acupuntura, traz alívio às dores e se torna uma ótima terapia complementar para as doenças. Porém, a sua realização não substitui nenhuma forma de tratamento, mas sim é uma aliada para o combate complementar de variadas patologias.
Além disso, é fundamental visitar o médico antes de realizar a acupuntura, para garantir a aprovação do profissional e a garantia dos melhores resultados com a técnica, embora muitos geriatras a recomendem aos pacientes.
Abaixo, conheça algumas das principais vantagens da acupuntura para os maduros.
Diminui irritações e dores
As dores podem ser muito incômodas para os maduros. Por isso, apostar nessa técnica da medicina chinesa para os seniores pode ser muito vantajoso para diminuir bastante as dores, irritações e outros transtornos causados por algum tipo de doença.
Viver com esse tipo de incômodo pode ser muito prejudicial ao dia a dia dos seniores. Por isso, buscar por métodos que reduzem as irritações só traz benefícios para o dia a dia desse público.
Melhora o bem-estar e qualidade de vida
Com menos dores e maior conforto, os maduros conseguem ter um mais bem-estar, além de aumentar a qualidade de vida, que são dois fatores importantes para a longevidade e vida ativa.
Assim, os seniores conseguem realizar as tarefas que mais gostam e viver de maneira mais tranquila sem a presença de dores, que, como mencionado, trazem prejuízos para a rotina.
Reduz a medicalização
A medicalização pode causar uma série de reações adversas na saúde dos seniores. Por isso, a acupuntura também se faz bastante vantajosa para quem tem mais de 60, o que também melhora a qualidade de vida e traz menos dependência de medicações.
Este, inclusive, é um problema bastante comum: a dependência de medicamentos. Por isso, essa técnica da medicina chinesa também pode ser muito vantajosa, reduzindo os riscos de vícios em remédios.
De maneira simples, as técnicas da medicina chinesa podem fazer muito pela vida dos maduros, contribuindo no combate de doenças e trazendo uma vida mais ativa e de qualidade.
Mas fique atento: a acupuntura não envolve apenas a técnica de inserção de agulhas. Nesse método, é possível englobar também a ventosaterapia, que usa o vácuo como forma de tratamento, a eletroacupuntura, usando ultrassom, o infravermelho, entre muitas outras técnicas verdadeiramente úteis como combate complementar às doenças.
E os seus seniores, já usam a acupuntura como aliada no dia a dia? Conta pra gente nos comentários!