O verão chegou e com ele, muita expectativa de pegar um sol ou visitar a praia, que não é vista por muitos desde o início da pandemia. Apesar de muito aguardada, a estação mais quente do ano deve ser aproveitada com cuidado, principalmente pelos nossos maduros.
Anualmente, muitos seniores morrem devido a problemas relacionados com o calor. Isso se deve pelos +60 serem mais sensíveis às variações de temperatura, já que suam menos, podem apresentar comorbidades relacionadas ao calor, tomarem menos água, entre outras questões parecidas.
Por esses e por muitos outros motivos, é fundamental ficar de olho nos nossos maduros durante o verão, mas permitindo que eles aproveitem o que essa estação pode oferecer de melhor.
Quais problemas os maduros podem passar durante o verão?
Existem diferentes problemas que os seniores podem passar durante o verão, de acordo com variados fatores, como o seu próprio estado de saúde ou a presença de alguma patologia.
Mas, de forma geral, nossos seniores passam por transtornos relacionados à exposição descontrolada ao sol. Conheça alguns abaixo.
Desidratação
A desidratação nos seniores é comum e pode ser agravada durante o verão. Além disso, a desidratação não traz nenhum sintoma de início, o que gera o diagnóstico tardio e, consequentemente, maiores problemas para a saúde dos maduros.
Portanto, é fundamental ficar atento aos sinais da desidratação, que podem ser: diminuição do volume de urina, mudança da cor da urina, fraqueza muscular, pele seca, irritabilidade, queda de pressão e outros.
Hipertermia e insolação
A exposição exagerada ao sol pode causar hipertermia, elevando a temperatura corporal para acima de 37,5ºC, fazendo com que os maduros apresentem sintomas como calor excessivo, pele quente e vermelha, mas sem suor, dores de cabeça, câimbras, náuseas e outros. Em casos graves, pode levar ao coma.
Ao menor sinal desses sintomas, é importante visitar o médico para o diagnóstico. Só o profissional é capaz de diagnosticar e indicar o melhor tratamento para cada maduro, de acordo com seu quadro de saúde.
Quais cuidados os seniores devem ter?
Quando falamos dos cuidados que os nossos maduros devem ter, estamos falando dos cuidados que devemos ter com eles também. Afinal, por muitos motivos, os seniores podem ser teimosos e demorar para cuidar de si no verão.
Passar protetor solar
Simples, mas indispensável. Passar protetor solar é fundamental para evitar queimaduras na pele e a insolação, garantindo uma pele saudável e uma saúde melhor para que o maduro aproveite completamente a estação mais quente do ano sem sofrer com nenhum problema.
Hidratar-se
A hidratação é importante diariamente, mas no verão se torna indispensável, sendo importante ficar de olho nos seniores. Manter-se hidratado ajuda o corpo a funcionar corretamente, evitando problemas de desidratação e outras complicações em transtornos relacionados ao sol.
Visitar o médico
Visitar regularmente o médico é fundamental, principalmente durante o verão. Isso porque o profissional consegue entender as condições de cada paciente e indicar as melhores práticas para que aproveite o tempo da melhor maneira possível.
É prudente visitar o especialista antes de realizar qualquer viagem, garantindo o melhor aproveitamento dos seniores durante as férias, bem como a sua qualidade de vida!