Os cuidados com a saúde bucal são importantes em qualquer fase da vida. Mas, depois dos 60, é fundamental manter a saúde em dia para garantir não apenas dentes e boca saudáveis, mas também maior qualidade de vida e autoestima.
Entretanto, boa parte da população ainda não tem os cuidados bucais necessários, principalmente os maduros. Isso se dá por diferentes razões, como a não ida ao consultório odontológico, bem como a redução da mobilidade das mãos.
Quando falamos de visitas ao consultório odontológico, falamos de visitas regulares, para acompanhar possíveis problemas e até mesmo identificá-los logo no início, trazendo maior segurança e saúde para os sêniores.
Cuidar da saúde bucal depois dos 60 anos é importante, visto que os problemas causados na área podem se agravar bem mais em pessoas dessa faixa etária.
Cuidados gerais para a saúde bucal
Pensando no cuidado que os maduros devem ter com a sua saúde bucal, separamos 4 dicas fundamentais para os +60 terem uma boa qualidade de vida e autoestima quando essa é a questão. Confira abaixo:
Higienização adequada
Escovar toda a cavidade oral é a forma principal de evitar o desenvolvimento de cáries e outras doenças que afetam diretamente os dentes ou a boca em si.
Portanto, é fundamental que os sêniores realizem a escovação dos dentes e das próteses pelo menos 3 vezes ao dia ou após as refeições, usando, preferencialmente, um creme dental que possua alta concentração de flúor.
Beber muita água
Sim! Pode parecer algo básico ou sem relação nenhuma com a saúde bucal, mas beber água diariamente faz uma grande diferença! Isso porque a água é capaz de estimular a produção de saliva, a responsável por proteger os dentes da ação microbiana.
Assim, manter a boca, e o corpo em si, hidratados diariamente é indispensável para garantir a melhor saúde dos dentes e da região, proporcionando maior conforto ao sênior.
Seguir uma dieta balanceada
Uma dieta balanceada é importante para todos nós, mas é indispensável para os maduros. Isso porque o corpo deles, assim como sua saúde geral, tende a ficar um pouco mais sensível com o avanço da idade, ocasionando diferentes problemas.
É fundamental dar preferência às frutas, legumes, e hortaliças, além de evitar açúcar e alimentos ricos em gorduras.
Aplique flúor e passe fio dental
Cuidados básicos, mas que são muito importantes para a saúde bucal dos sêniores. O flúor é fundamental para o público mais velho, enquanto o fio dental impede inflamações e infecções na gengiva.
De maneira geral, esses dois cuidados trazem maior higiene para a boca, evitando uma série de problemas que são bastante prejudiciais, principalmente para os maduros.
Em um primeiro momento, os cuidados com os dentes podem passar apenas uma impressão de vaidade e aparência, mas manter a saúde bucal em dia vai além da autoestima. É importante para a saúde do sênior de forma geral, bem como para garantir uma vida ativa, fazendo com que ele se sinta bem consigo mesmo.