Segundo a OMS, as quedas são a segunda maior causa de lesões não intencionais no mundo, ficando atrás apenas dos acidentes no trânsito. A maior parte das vítimas são os maduros.
Isso pode se dar por diferentes motivos. Tanto pela maior fragilidade muscular e óssea, como também pela menor atenção que os seniores podem ter com objetos no chão que causam a queda.
Mas por que esse número é tão assustador?
Além de causar risco de morte, as quedas também influenciam diretamente na qualidade de vida. Quando os maduros caem, além de poder quebrar ou fraturar os ossos, é possível que fiquem em recuperação por um tempo maior.
Só no Brasil, estima-se que uma a cada três quedas são de pessoas acima dos 65 anos. Deste número, boa parte precisa de internação, ou então ocasionou uma fratura, além de reduzir a capacidade funcional de todas as atividades da rotina.
Quais os fatores de risco para as quedas?
Atualmente, existem diferentes fatores de risco que podem ser divididos em três principais categorias:
- Individuais: a idade, o sexo, histórico de queda, condições clínicas, uso de medicações, déficit visual ou cognitivo, equilíbrio e outros;
- Externos: iluminação inadequada; obstáculos, superfícies escorregadias, falta de objetos de apoio (como corrimão), dentre outros;
- Comportamentais: uso de bebidas alcoólicas, sedentarismo, automedicação, além de outros comportamentos similares.
Quando falamos nos maduros, os mais ativos e os menos ativos são os que têm maior propensão às quedas. Isso porque os ativos estão mais expostos, enquanto os inativos são normalmente mais frágeis.
Consequência das quedas
É muito difícil alguém acima de 65 anos se recuperar completamente de uma lesão causada por queda. Qualquer fratura é perigosa e pode desencadear uma nova condição de saúde, ou piorar alguma já existente.
Portanto, é bastante comum que os maduros precisem passar por sessões de fisioterapia para melhorar a região mais afetada. Isso porque o envelhecimento contribui para que os seniores percam massa óssea, o que afeta diretamente a resistência dos ossos.
Segundo um estudo feito do Consórcio sobre Saúde e Envelhecimento, uma cooperação entre os Estados Unidos e a Europa, uma fratura no quadril eleva entre 5 e 8 vezes o risco de morte após 3 meses da lesão.
Como prevenir as quedas?
É possível tomar inúmeras medidas para que nossos maduros não sofram quedas. A primeira, que é orientada pela OMS, é a prática de exercícios físicos, principalmente aqueles focados na melhoria da força e do equilíbrio.
Também é importante que os nossos seniores tenham alguns cuidados especiais. Uma casa adaptada, por exemplo, é excelente para evitar quedas. Ela pode contar com tapetes antiderrapantes, corrimão, guarda-corpo e muitos outros objetos de auxílio que evitam as quedas.
Além disso, é fundamental que os maduros não se automediquem, pois tomar algum medicamento sem prescrição médica pode ser muito prejudicial e, como citado, é uma das causas para as quedas. Isso porque o remédio pode causar algum efeito colateral imprevisto e, assim, permitir que os seniores caiam com maior facilidade.
Adapte a casa
É importante adaptar a casa às necessidades do maduro porque com o avanço da idade, podem surgir dificuldades para andar, devido a dores nas articulações, falta de massa muscular ou perda de equilíbrio, além de poderem ter dificuldade em enxergar ou mesmo estarem confusos. Por isso, é importante eliminar todos os perigos do interior e exterior da casa para tornar o ambiente mais seguro.
Algumas das adaptações que devem ser feitas na casa do sênior incluem:
- Ter divisões espaçosas e amplas, com poucos armários ou vasos de plantas
- Prender fios de eletrodomésticos à parede
- Dar preferência aos móveis sem quina
- Colocar pisos antiderrapantes, principalmente na cozinha e banheiro
- Ter as divisões bem iluminadas, optando por ter vários candeeiros e cortinas claras
- Guardar os objetos pessoais mais utilizados em locais de fácil acesso, como armários e gavetas baixas
- Retirar o tapete do chão de todas as divisões da casa, deixando apenas um à saída do box
- Não encerar pisos, nem deixar nada molhado no chão
- Substituir ou consertar móveis instáveis
- Evitar cadeiras muito baixas e também camas muito altas ou muito baixas
- Usar maçanetas de fácil abertura, evitando as que são redondas
- Além de adaptações no banheiro e no quarto dos seniores.
Agora que você já sabe que as quedas são responsáveis por quase 700 mil mortes por ano e entende a gravidade das lesões que nossos maduros podem ter por cair, conta pra gente: seus seniores estão prevenidos quanto às quedas?