Nos Estados Unidos, cerca de 25% dos novos empreendedores tinham, em 2021, entre 55 e 64 anos, aumentando por volta de 15% o panorama que tínhamos há 20 anos.
O que isso quer dizer? Que pessoas mais velhas estão buscando formas de empreender, seja para complementar a aposentadoria, fazer um dinheiro extra sem relação com o sua ocupação atual ou dar o pontapé inicial em um outro objetivo de vida.
O estudo acima faz ainda referência a uma profissional da área da saúde que, anos antes de se aposentar, se viu em uma encruzilhada quando a empresa na ela trabalhava na época decidiu fechar as portas e, assim, demitir os funcionários.
Achar um novo rumo foi uma tarefa difícil, mas ela se encontrou dentro do empreendedorismo para auxiliar os grupos de defesa dos direitos dos pacientes, que ajudam as pessoas, principalmente os seniores e seus filhos mais velhos, a compreender o sistema de saúde estadunidense.
Essa atitude, por menor que fosse, mudou a carreira da profissional. É exatamente isso que o empreendedorismo pode fazer, em qualquer idade.
Quer saber mais sobre cuidados com os seus pais e como monitorar a saúde dos seniores? Baixe o app da Goldies Saúde Integrada e tenha na palma da mão todo o histórico de saúde da sua família, além de receber dicas e lembretes que ajudem você a apoiar melhor a saúde de seus pais.
Quais os benefícios que o empreendedorismo traz para os mais velhos?
A longevidade é real para os brasileiros. De acordo com o IBGE, o país chegou a ter quase 33 milhões de seniores em 2019, um número que tende a crescer cada vez mais, principalmente com a maior consciência dos mais velhos com a sua saúde, bem como dos adultos.
Sendo assim, o empreendedorismo se tornou uma excelente maneira de manter a vida profissional dos mais velhos ativa ao mesmo tempo em que eles mesmos são beneficiados por isso – afinal, empreender demanda energia e criatividade, trazendo retornos financeiros interessantes.
Abaixo, confira alguns dos principais benefícios do empreendedorismo para quem tem mais de 60 anos:
- Diferente dos mais jovens, os seniores não possuem tanto medo dos riscos e se preocupam mais com questões de realização pessoal do que com a rentabilidade em si;
- São mais experientes, o que os ajuda a enxergar melhor as oportunidades e tomar decisões com assertividade e eficiência, diminuindo os riscos de problemas e contratempos;
- É uma forma útil de realizar um sonho. Por muitos motivos, um desejo antigo pode nunca ter saído do papel, mas com a maturidade chega a hora de colocar tudo isso em prática!
Como começar a empreender?
O primeiro passo para que nossos seniores comecem a empreender é ter o apoio de nós, familiares. Isso trará mais confiança e força de vontade a eles.
Depois, é importante que busquem ajuda: ir atrás de pessoas com experiência na área que eles querem começar a empreender é fundamental para amadurecer a ideia e dar o pontapé inicial.
Outro fator importante para esse começo é investir em capacitação, incluindo a participação de cursos, exposições, workshops, palestras e muito mais. O lado profissional dos seniores deve estar afiado!
Por fim, apostar em inovação e se manter dedicado a um propósito também são essenciais durante o empreendedorismo. Assim, o maduro poderá se destacar no mercado e ter um bom retorno – não necessariamente só financeiro – daquilo que investiu.
Mas fica o lembrete: é importante que a saúde do seu sênior esteja em dia para que ele possa se dedicar à função! Portanto, estimule a visita ao médico, além da realização de exercícios físicos e a ingestão de alimentação regrada, para que eles se sintam bem, dispostos e tenham a melhor saúde durante a rotina!
Empreender é o sonho de muitos brasileiros, inclusive dos mais velhos!