Introdução
Os suplementos alimentares para idosos podem ser uma ótima forma de melhorar a qualidade de vida dos seniores, complementando a alimentação para equilibrar alguns níveis importantes para o corpo.
Isso porque é bastante comum que, com o avanço da idade, os mais velhos tenham deficiência de alguns nutrientes e vitaminas, além de ser normal o aumento de gordura do corpo, a perda de massa magra e também a desaceleração do metabolismo.
Independentemente do motivo, os suplementos alimentares para idosos cumprem com um papel importante e ajudam na saúde do sênior de maneira efetiva, já que, muitas vezes, apenas a alimentação pode não ser suficiente para garantir a ingestão de todos os nutrientes que o corpo humano precisa.
Mas você sabe quais são os principais suplementos alimentares indicados para os seniores?
Nós, da Goldies Saúde Integrada, viemos contar. Continue no artigo e saiba quais são.
Quer saber mais sobre cuidados com os seus pais e como monitorar a saúde dos seniores? Baixe o app da Goldies Saúde Integrada e tenha na palma da mão todo o histórico de saúde da sua família, além de receber dicas e lembretes que ajudem você a apoiar melhor a saúde de seus pais! Clique aqui e saiba mais!
Suplementos alimentares para idosos: quais são os principais?
É importante mencionar que o uso de suplementos alimentares deve ser indicado por um médico especialista, seja o geriatra acompanhado de outra especialidade ou sozinho, a fim de garantir a verdadeira eficácia do produto para os seniores.
Atualmente, existem 4 principais tipos de suplementos alimentares para idosos, a fim de melhorar sua saúde, bem-estar e qualidade de vida. Confira quais são!
Ômega 3
O ômega 3 é um nutriente muito conhecido dos seniores, já que previne contra o declínio cognitivo, favorecendo a memória e reduzindo os riscos de desenvolver o Alzheimer.
Esse nutriente nada mais é do que um ácido graxo que possui uma capacidade surpreendente de diminuir a triglicerídeos, o que permite o seu uso – supervisionado! – como suplementação para prevenir contra doenças cardiovasculares, que são bem comuns entre a população mais velha.
Cálcio
Os suplementos de cálcio também são muito conhecidos por quem tem mais de 60 anos, já que esse mineral contribui para fortalecer os ossos, algo muito importante para manter a qualidade de vida dos seniores.
A perda óssea é iniciada por volta dos 40 anos e a deficiência desse mineral ajuda no desenvolvimento de diversas doenças nos ossos, como a osteoporose, por exemplo.
Nós, da Goldies Saúde Integrada, desenvolvemos um eBook que fala mais sobre a prevenção da osteoporose com a ajuda de uma alimentação balanceada. Para fazer o download gratuito, é só clicar aqui!
Whey Protein (Proteína do Soro do Leite)
O suplemento alimentar dos atletas também é uma boa pedida para os mais velhos, já que é necessário ter o controle da perda de massa muscular a partir dos 50 anos, a fim de evitar diferentes prejuízos nas atividades diárias dos seniores.
O Whey Protein ajuda na construção e manutenção dos músculos, visto que a ingestão da proteína aliada com o exercício físico contribui para evitar que tarefas simples se tornem dificultosas, como subir escadas, agachar para pegar alguma coisa e levantar do sofá, por exemplo.
Magnésio
Esse nutriente ajuda a absorver o cálcio com mais facilidade, além de ser um grande aliado contra a osteoporose e um verdadeiro amigo para o bem-estar dos mais velhos. Ainda, o magnésio ajuda a regular o sono e prevenir a insônia, dois problemas bastante comuns após os 60 anos.
Pode ser encontrado em alimentos como banana, aveia, espinafre e abacate, mas a suplementação desse nutriente pode ser indicada pelo médico caso seja necessário.
Conclusão
Os suplementos alimentares cumprem com um papel importante na vida dos mais velhos, contribuindo para a manutenção e a melhora da saúde dos seniores. Muitas vezes (e por diversos motivos) os alimentos podem não oferecer a quantidade de nutrientes necessários para o bem-estar do sênior, que pode ter na suplementação uma verdadeira aliada.
Agora conte pra gente: você tem um sênior em casa que precisa de suplementação alimentar? Ou então você sabia que esses são os principais suplementos usados pela população mais velha?